ENSALAMENTO DAS COMUNICAÇÕES
ENSALAMENTO DAS COMUNICAÇÕES
postado em 21.10.17
Normas para as comunicações:
1. A apresentação deve ser de até 20
minutos, observados com rigor, devido a sequência prevista;
2. A sequência deve ser observada;
3. O debate das apresentações deve ser
feita ao final de todas as apresentações;
4. O(s) autor(es) devem estar presentes
em toda a sessão, apresentando a comunicação e participando do debate.
25/10/2017, das 13h às 17h
Sala 1 - Coordenação: Doutoranda Eliza da Silva
Martins Peron (PG-UFMS)
- UMA REFLEXÃO SOBRE A HETEROGENEIDADE
LINGUÍSTICA EM POEMAS DE OSWALD DE ANDRADE - Letícia de Almeida
Barbosa; Aline Rodrigues da Silva
- A FORMAÇÃO DE LEITORES E O ESPAÇO DE AQUISIÇÃO
DO BIOPODER - Katiana Azambuja Silva
- OS MARCADORES DISCURSIVOS E O PROCESSO DE
APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS - Michele Ester de Moura Campos
- TEMPOS DE PAPEL: discussões sobre a "guinada"
do arquivo epistolar de Fernando Sabino no século XXI - Francine
Carla de Salles Cunha Rojas
- LITERATURA E TEXTUALIDADES CONTEMPORÂNEAS: um
desafio - Eliza da Silva Martins Peron
Sala 2 - Coordenação: Doutoranda Pauliane Amaral
(PG-UFMS)
- A POESIA PORTUGUESA DE AUTORIA FEMININA PÓS
1974: a palavra como libertação - Eunice Prudenciano de Souza;
Natália Tano Portela
- A FRASEOLOGIA COMO ELEMENTO EVOCADOR DA
ORALIDADE EM LUIZ VILELA - Cleuza Andrea Garcia Muniz
- METACRÍTICA DE NARRATIVAS DE AMBIÊNCIA
PUERI-JUVENIL EM CONTOS DE LUIZ VILELA - Marcos Rogério Heck
Dorneles
- BRUTALISMO E NIILISMO: uma perspectiva
filosófica sobre a violência nos contos de Fonseca e Trevisan - Ronaldo
Vinagre Franjotti
- FORMAS DO BELO NO BANAL: análise do
poema-epígrafe de Da arte das armadilhas, de Ana Martins
Marques - Osmar Casagrande Júnior; Natália Tano Portela
- MANIFESTAÇÕES DO NARRADOR HOMODIEGÉTICO
EM DOUTOR FAUSTO,, DE THOMAS MANN - Pauliane
Amaral; Rauer Ribeiro Rodrigues
27/10/2017, das 08h às 12h
Sala 3 - Coordenação: Profa. Dra. Tânia Regina
Oliveira Ramos (UFSC)
- BIBLIOTECAS ESCOLARES NA REDE MUNICIPAL DE
ENSINO DE CORUMBÁ, MS - Alcione Maria dos Santos
- "NO MORE TEARS": as quatro
lágrimas no poema de Adília Lopes - Lucas Borel Cristiano; Cícera
Rosa Segredo Yamamoto
- O LAPIDAR POÉTICO EM CLAUDIA ROQUETTE-PINTO
- Eloiza Fernanda Marani
- O PAI "PINGUÇO" E AS CONSEQUÊNCIAS
DO VÍCIO PATERNO PARA A VIDA DA CRIANÇA - Maria do Socorro Pereira
Soares Rodrigues do Carmo
- "UMA CONVERSA É PARA QUE(M)?"
- Tânia Regina Oliveira Ramos
Sala 4 - Coordenação: Prof. Dr. Márcio Scheel
(UNESP)
- A LEITURA DE CONTOS EM SALA DE AULA EM UMA
PESQUISA DO PROFLETRAS - Tatiane Dias Montanher
- ANÁLISE DO CONTO “AVE MARIA DAS GRAÇAS
SANTOS”, DE ALCIENE RIBEIRO, EM UMA TURMA DO PROFLETRAS DA UFMS - Eva
Lúcia de Oliveira Silva, Fabiane Lemos de Freitas Garcia, Fernando
Kovaleski, José Artur Alegria, Maria Elisa Paula de Freitas, Mauro Celso
de Souza, Mirlene Ribeiro de Lima, Rosana Benevides Ferreira, Silvia
Magali Lossavaro, Tatiane Dias Montanher
- O NARRADOR E A VIOLÊNCIA EM
"INFERNO", CONTO DE LUIZ VILELA - Rodrigo Andrade
Pereira
- O PECADO ORIGINAL PROMETEICO: representações
de ciência e regimes de historicidade em Vozes de Tchérnobil - Alfredo
Ricardo Silva Lopes
- É PRECISO IMAGINAR MERSAULT FELIZ: uma leitura
de "O estrangeiro", de Albert Camus - Márcio Scheel
Sala 5 - Coordenação: Prof. Dr. Julio Augusto
Xavier Galharte (Pós-Doc USP)
- UM ESTUDO DISCURSIVO DESTINADO AO USO DO
NARGUILÉ - Maria Cristina Costa Rodrigues; Rosimar Regina
Rodrigues de Oliveira
- LITERATURA E LINGUÍSTICA: as categorias e os
traços semânticos referentes à "mulher" presentes em contos de
Luiz Vilela - Thyago José da Cruz
- PARA UMA EPISTEMOLOGIA POLÍTICA DA AMIZADE
EM MIL ROSAS ROUBADAS - Pedro Henrique Alves de Medeiros;
Edgar Cézar Nolasco
- AS RELAÇÕES HUMANAS E AFETIVAS EM UM SISTEMA
DE SUPERPRODUÇÃO: "Zoiuda", de Luiz Vilela - Mateus
Antenor Gomes
- DIÁLOGO ENTRE A FICÇÃO E A HISTÓRIA NO
ROMANCE A ÚLTIMA QUIMERA DE ANA MIRANDA - Édila
de Cássia Souza Santana
- A VIOLÊNCIA SIMBÓLICA EM A HORA DA ESTRELA, DE CLARICE LISPECTOR - Maisa Barbosa da Silva Cordeiro; Rauer Ribeiro Rodrigues