Normas

Acesso rápido:
Inscrição como ouvinte
Inscrição em minicurso
Inscrição de proposta para comunicação individual
Apresentação de comunicação individual
Envio de artigo completo para publicação nos Anais do evento


Inscrição como ouvinte 

  • As inscrições na modalidade ouvinte são gratuitas e podem ser realizadas até 24/10/2017 pela página Inscrições no site do evento.
  • Para efetuar a inscrição, deve-se preencher o formulário com o endereço de e-mail, escolher a opção Inscrição como ouvinte, e, na página seguinte, preencher os campos com os dados pessoais e clicar em Enviar.
  • Caso a inscrição tenha sido realizada com sucesso, o participante receberá pelo email informado uma cópia de suas respostas.
  • A conferência da efetivação da inscrição é de responsabilidade do participante, ficando a Comissão Organizadora isenta de responsabilidade por falhas técnicas do formulário de inscrições.
  • Caso o mesmo participante efetue a sua inscrição mais de uma vez, serão considerados os dados inseridos na última inscrição.
  • Participantes que inscreverão propostas de comunicação - como autor(a) ou como coautor(a) - não precisam efetuar a inscrição como ouvinte.
  • Em razão do número limitado de vagas nos minicursos, a inscrição como ouvinte não gera automática nos minicursos. O participante interessado deve realizar as inscrições separadamente nos prazos constantes nestas Normas (vide Inscrição em minicurso).

 

Inscrição em minicurso

  • As inscrições na modalidade minicurso são gratuitas e podem ser realizadas de 15/10/2017 a 24/10/2017 pela página Inscrições no site do evento.
  • As vagas para os minicursos são limitadas, de modo que as inscrições possam ser encerradas antecipadamente por falta de vagas.
  • Cada participante pode se inscrever em até um minicurso por período.
  • Para efetuar a inscrição, deve-se preencher o formulário com o endereço de e-mail, escolher a opção Inscrição em minicurso, e, nas páginas seguintes, selecionar o(s) minicurso(s) que deseja fazer.
  • Caso a inscrição tenha sido realizada com sucesso, o participante receberá pelo email informado uma cópia de suas respostas.
  • A conferência da efetivação da inscrição é de responsabilidade do participante, ficando a Comissão Organizadora isenta de responsabilidade por falhas técnicas do formulário de inscrições.

 

Inscrição de proposta para comunicação individual

  • As inscrições de propostas de comunicação são gratuitas e podem ser realizadas até 16/10/2017 pela página Inscrições no site do evento.
  • Podem ser inscritas propostas de comunicação com até dois autores, sendo um autor e um coautor. 
  • As propostas de alunos de graduação e de mestrado nesta modalidade devem, obrigatoriamente, ser feitas com professor orientador como coautor.
  • Deve ser feita apenas uma inscrição por proposta de comunicação individual, ainda que o trabalho seja em coautoria.
  • Podem ser inscritas propostas de comunicação individual dentro de um dos seguintes eixos temáticos:
    • Para voar fora da asa: a poesia de Manoel de Barros;
    • Acervo e fortuna crítica;
    • Historiografia literária;
    • Literatura e ensino;
    • Literatura e sociedade;
    • Literatura de autoria feminina;
    • Representações do feminino na literatura;
    • Análise do discurso;
    • Ensino de línguas;
    • Língua e cultura.
  • O resumo do trabalho será enviado através do formulário de inscrição e não poderá ser editado posteriormente.
  • O corpo do resumo deve conter no mínimo 200 e no máximo 300 palavras e deve explicitar:
    • tipo de pesquisa;
    • objeto de pesquisa;
    • aporte teórico;
    • resultados (esperados, em caso de pesquisa em andamento, ou alcançados, em pesquisa já concluída).
  • O resumo deve ter de três a cinco palavras-chave.
  • Para efetuar a inscrição de proposta de comunicação, deve-se preencher o formulário com o endereço de e-mail, escolher a opção Inscrição de proposta para comunicação individual.
  • Nas páginas seguintes, devem ser preenchidos os dados do autor, do coautor (se houver) e da comunicação individual.
  • Caso a inscrição tenha sido realizada com sucesso, o participante receberá pelo email informado uma cópia de suas respostas.
  • A conferência da efetivação da inscrição é de responsabilidade do participante, ficando a Comissão Organizadora isenta de responsabilidade por falhas técnicas do formulário de inscrições.
  • Caso o mesmo participante efetue a sua inscrição mais de uma vez, serão considerados os dados inseridos na última inscrição.
  • Ao realizar inscrição de proposta para comunicação individual, o(s) autor(es) não necessita(m) realizar nova inscrição como ouvinte(s). As inscrições para participação de minicursos, porém, é feita separadamente nos prazos constantes nestas Normas (vide Inscrição em minicurso).

 

Apresentação de comunicação individual

  • Caso a proposta de comunicação individual submetida seja aceita, o autor receberá uma Carta de Aceite pelo email informado.
  • As Cartas de Aceite serão enviadas na medida em que as propostas forem analisadas, de 04/09/2017 a 15/10/2017. 
  • As propostas de comunicação individual aceitas serão divididas em sessões de comunicação de acordo com os eixos temáticos.
  • Cada comunicação individual terá 20 minutos para apresentação oral.
  • O evento não disponibilizará projetores ou outros equipamentos para apresentação de slides, imagens e/ou vídeos.

 

Envio de artigo completo para publicação nos Anais do evento

  • Prazo para envio: 30/11/2017
  • A revisão do texto é de responsabilidade do autor.
  • Todos os trabalhos efetivamente apresentados em comunicação individual e enviados no prazo dentro das normas estabelecidas serão publicados em anais eletrônicos com ISSN.
  • Minicursos terão apenas o resumo publicado nos Anais.
  • Os trabalhos deverão ser enviados para o e-mail seminariogplv@gmail.com com a seguinte formatação: Documento do Word (tipo .doc ou .docx), contendo de 10 a 12 páginas (incluindo referências e notas explicativas), fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento entre linhas de 1.5, texto  justificado (alinhado simultaneamente à margem direita e à margem esquerda).
  • A primeira página deve incluir o título em caixa alta, centralizado e em negrito, com fonte Times New Roman tamanho 12. Nome do autor na linha seguinte, à direita, com filiação institucional entre parênteses, na sequência do nome. Pula-se uma linha para o resumo (corpo 11, entrelinhas simples), seguido de 3 a 5 palavras-chave. O texto do resumo deve estar na sequência da palavra RESUMO. As palavras-chave devem ser iniciadas por maiúscula e separadas por ponto e vírgula.
  • Fonte: Times New Roman, corpo 12, justificado.
  • Espaçamento: 1,5 entre linhas.
  • Parágrafos: recuo de 1,25 cm para assinalar parágrafos.
  • Margens da página: superior: 3 cm; inferior: 2 cm; esquerda: 3 cm; direita: 2 cm.
  • Citações longas, acima de 3 linhas: recuo de 4 cm da margem esquerda, fonte 11, espaço simples (correspondendo ao espaço 1), sem aspas, sem negrito e sem itálico, seguida das referências no formato (SOBRENOME EM CAIXA ALTA, ano, página).
  • Citações curtas, de até 3 linhas: devem vir no corpo do texto entre aspas, sem itálico ou negrito, seguida das referências no formato (SOBRENOME EM CAIXA ALTA, ano, página). Exemplo: Toda a ação do livro se passa em Belo Horizonte em 1935 e 1936. Segundo Eduardo Frieiro, é o que se pode chamar de “memórias imaginárias”, em que “a ficção se mescla com a realidade, em forma tal que seria impossível separar os fatos realmente vividos daqueles que foram inventados” (FRIEIRO, 1955, p. 31).
  • As subdivisões do texto, SE HOUVER, devem vir somente com inicial em maiúscula e negrito, sem recuo para assinalar parágrafo.
  • O artigo não deve possuir notas de rodapé. Caso seja necessário inserir nota, ela(s) deve(m) vir no final do texto, depois das referências bibliográficas.
  • As referências bibliográficas de final de texto (em fonte 12 e espaço entrelinhas simples) serão apenas aquelas citadas no corpo do texto e deverão obedecer ao padrão da ABNT:
    • Livros e folhetos: ROSA, João Guimarães. Grande sertão: veredas. 19. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. Se eletrônico, acrescentar: Disponível em: <endereço eletrônico da publicação>. Acesso em: dia e ano. 
    • Monografias, dissertações e teses: SOBRENOME AUTOR, Nome. Título: subtítulo. Ano de apresentação. Número de folhas: XX f. (Categoria e área de concentração) – Nome da Faculdade, Nome da Universidade, Cidade, ano da defesa. Se eletrônico, acrescentar: Disponível em: <endereço eletrônico da publicação>. Acesso em: dia e ano. 
    • Congressos, conferências, encontros e outros eventos científicos: NOME DO EVENTO, número, ano, local de realização. Título: subtítulo da publicação. Local de publicação: Editora, data de publicação. Número de páginas ou volumes. Se eletrônico, acrescentar: Disponível em: <endereço eletrônico da publicação>. Acesso em: dia e ano. 
    • Bíblia: BIBLIA SAGRADA. A. T. Gênesis. 34. ed. São Paulo: Ave Maria, 1982. cap. 19, p. 65. 
    • Capítulos de livros: SOBRENOME DO AUTOR DO CAPÍTULO, Nome. Título do capítulo. In: SOBRENOME DO AUTOR DO LIVRO, Nome. Título: subtítulo do livro. XX. ed. Local de publicação: Editora, data. volume, capítulo, páginas inicial-final da parte. 
    • Trabalhos apresentados em congresso ou outro evento: SOBRENOME DO AUTOR DO TRABALHO, Nome. Título: subtítulo. In: NOME DO EVENTO, número, ano, local de realização. Título da publicação: subtítulo. Local de publicação: Editora, data. páginas inicia-final do trabalho. Se eletrônico, acrescentar: Disponível em: <endereço eletrônico da publicação>. Acesso em: dia e ano. 
    • Verbetes de dicionários: LASTRO. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Dicionário Aurélio básico da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 387.
    • Periódicos em sua totalidade: TÍTULO DO PERIÓDICO. Local de publicação: Editor, volume, número, mês e ano. Número de páginas. Se eletrônico, acrescentar: Disponível em: < endereço eletrônico da publicação>. Acesso em: dia e ano. 
    • Artigos: SOBRENOME DO AUTOR, Nome. Título do artigo. Título do periódico. Local de publicação, volume, fascículo, páginas inicial-final, mês e ano. Se eletrônico, acrescentar: Disponível em: <endereço eletrônico da publicação>. Acesso em: dia e ano. 
  • Os casos omissos devem ser resolvidos pela norma mais recente da ABNT.
  • Os trabalhos que não estiverem dentro das normas estipuladas não serão publicados.
  • O prazo final para o envio dos trabalhos será, impreterivelmente, dia 30 de novembro de 2017. Trabalhos enviados fora do prazo não serão publicados.



Postagens mais visitadas deste blog

PROGRAMAÇÃO DETALHADA

Conferências e palestras serão no Auditório da Escola Estadual JOMAP

Certificados